DISTRITO DE BAUCAU
Localizado na zona oriental do país a cerca de 122 km da capital Dili, é a segunda cidade do país, possui 111.694 habitantes (Censos 2010) e uma área de 1.494 km².
A sua capital é a cidade de Baucau. Nos tempos da colonização portuguesa era chamada Vila Salazar. O Distrito de Baucau inclui os subdistritos de Baguia, Baucau, Fatu Maca, Laga, Quelicai, Vemasse e Venilale (chamada Vila Viçosa durante o tempo de administração Portuguesa).
A 6 km da cidade de Baucau fica o maior aeroporto internacional de Timor-Leste (código da IATA: NCH), actualmente sem utilização para a aviação civil.
No subdistrito de Venilale (ex-Vila Viçosa) os túneis edificados pelos japoneses lembram o período da ocupação nipónica durante a Segunda Guerra Mundial.
A principal actividade económica do distrito de Baucau é a agricultura (milho, arroz, amendoim, coco e produtos hortícolas). Com a melhoria gradual dos transportes e do fornecimento de energia eléctrica, tem-se observado um progressivo desenvolvimento do sector privado e das pequenas e médias empresas.
O distrito de Baucau tem também uma vasta zona de litoral, com praias atraentes, ideais para nadar e para outras actividades aquáticas. Para além das línguas oficiais do país, o tétum e o português, no distrito de Baucau grande parte da população fala o dialecto local, macassai.