CÂMARA MUNICIPAL DE VAGOS

Vagos

O Concelho de Vagos dispõe de uma área territorial de 165 km2 e possui quase 23 mil habitantes, localiza-se na costa atlântica, na zona sul do Baixo Vouga, sendo uma região privilegiada pela sua beleza natural, que conjuga harmoniosamente a Ria, o mar e as dunas e propicia o desenvolvimento de actividades turísticas, de cultura e do lazer.

Além da pesca (com destaque para a arte xávega), o Concelho de Vagos teve na agricultura um grande suporte da sua economia devido à fertilidade dos seus solos, parte deles nascidos do assoreamento de terrenos antes ocupados pelo mar.

No entanto, em virtude da reestruturação da rede viária na região e da capacidade de iniciativa e empreendedorismo do empresariado local, os últimos anos revelaram um processo de desenvolvimento industrial notável.

Fonte I.N.E., IEFP

VIVER

o longo da sua extensa e rica história, o Concelho de Vagos tem sabido manter as tradições e os valores que mais caracterizam as suas gentes, embora com a preocupação constante de o tornar mais dinâmico e mais atrativo aos mais diversos níveis.

Essa persistente preocupação implica criar as melhores condições a todos aqueles que aqui estão a viver e que desfrutam dos prazeres dos seus recursos naturais, da sua cultura e do seu desenvolvimento social e económico.

Não basta existir, é preciso viver. Nesse contexto, apostamos em criar e dinamizar hábitos de vida saudável para que se possa enfrentar com sucesso o movimento de crescimento e de empreendedorismo que o Concelho atravessa e que o futuro nos reserva. Porque viver implica educar-se, temos estabelecimentos de ensino modernos e programas pedagógicos atrativos e geradores de conhecimento efetivo. Porque viver implica progredir, somos detentores de um tecido empresarial com uma forte componente exportadora, capaz de gerar emprego e riqueza.

Porque viver é manifestar-se, as nossas associações e outras entidades públicas e privadas desenvolvem e promovem eventos nas mais diversas vertentes e conceitos que enobrecem a alma do Concelho. Porque quem vive procura, seja a aventura e o glamour ou o silêncio que nos faz meditar e refletir, é no Concelho de Vagos que encontra os melhores sítios para se descontrair, para registar momentos de alegria e lazer e para degustar as iguarias mais típicas e mais frescas. Porque viver é sentir, em Vagos sente-se a natureza, o bem-estar e o equilíbrio entre a vida serena e sem pressa, embora sem nunca esperar ou ignorar o seu próprio ritmo.

Viva.

Vagos, até onde queremos ir!

Contacte-nos