CÂMARA MUNICIPAL DE ESPINHO
CARACTERIZAÇÃO SUMÁRIA DO CONCELHO II.1. - ENQUADRAMENTO TERRITORIAL E CARATERIZAÇÃO FÍSICA
O Concelho de Espinho localiza-se na Região Norte, pertence ao distrito de Aveiro e tem por limites a Norte, a freguesia de São Félix da Marinha do concelho de Vila Nova de Gaia, a Sul, a freguesia de Esmoriz do concelho de Ovar, a Nascente, as freguesias de Nogueira da Regedoura e Oleiros do concelho de Santa Maria da Feira e a poente, o Oceano Atlântico. É parte integrante do agrupamento de concelhos do Grande Porto, correspondente a uma NUT1 de ordem III, e da recém criada Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP), distando a cidade de Espinho, cerca de 20 Km da sede do concelho do Porto.
Espinho
Espinho é um pequeno concelho urbano situado no extremo noroeste do Distrito de Aveiro e integrado na Área Metropolitana do Porto. O Concelho dispõe de uma área total de 21 km2 e a sua população ronda actualmente os 32 mil habitantes, com um poder de compra equivalente a 105% da média nacional.
A história do Concelho de Espinho liga-se intimamente ao mar, no passado por viada pesca e actualmente devido ao turismo balnear, que assume um papel fulcral na economia do Concelho. As actividades turísticas, associadas a características marcadamente urbanas, tornam o sector terciário preponderante na economia do Concelho.
População
Habitam no Distrito de Aveiro aproximadamente 714 mil pessoas, representando um crescimento de mais de 9% nas últimas duas décadas e colocando o Distrito com uma densidade populacional significativamente acima da média verificada em Portugal.
Apresenta uma estrutura etária predominantemente jovem, porquanto 26% da população possui idade inferior a 25 anos e a sua população em idade activa é de aproximadamente 56%.
O Distrito de Aveiro articula um clima social estável com uma oferta de ensino técnico e científico e um potencial de empregabilidade que faz da região um exemplo de desenvolvimento sustentado a nível social, económico e empresarial.
Fonte: I.N.E - Censos 2011